História do Ceará - Conexões política e econômica e desenvolvimento da sociedade

economia historia do ceará política republica

 

Heliana Querino

Quando as democracias liberais derrotam o nazismo e o fascismo na Segunda Guerra Mundial, em 1945, o Brasil derruba o governo que agia como uma ditadura. E no Ceará a política retoma seu espaço de liberdade e diálogo.  Quando se estuda a história, essas conexões enriquecem a compreensão do desenvolvimento da sociedade. A política e a economia também se conectam no mundo das ideias e do discurso público. O olhar de cada um de nós se torna mais focado para interpretar a marcha dos fatos na imprensa e para identificar os grupos sociais e seus interesses mais legítimos, mesmo quando conflitantes. A história joga mais luzes e mais cores na vida de todos.

As mudanças na cena mundial que provocam mudanças na cena nacional, repercutem imediatamente no Ceará. E no estado cearense, a partir de 1945, a política retoma os diálogos e as articulações, os partidos renascem com novos nomes e novas configurações, com rostos mais bem definidos e, há um reflexo do Ceará, do que acontece em nível nacional. Por exemplo, em termos de partidos, no Ceará, a UDN (União Democrática Nacional) tem apoio em figuras como Virgílio Távora e Paulo Sarasate. 

Enquanto em nível nacional, tem apoio em figuras como Carlos Lacerda e apoio de toda a imprensa. Aqui no Ceará também a imprensa toma posição, Paulo Sarasate, da UDN, se elege governador em 1954, e, com apoio absoluto do jornal O POVO. Vale lembrar que o jornal O POVO é fundado por Demócrito Rocha em 1928. Sendo Demócrito, um entusiasta da Aliança Liberal que apoiou Getúlio Vargas, candidato, em 1930 é derrotado. Getúlio, não aceita a derrota, inicia a ditadura, com o golpe militar que vai durar até 1945. Ao passo que, nasce no Ceará outro importante partido, o PTB (Partido Trabalhista Brasileiro), destacando Carlos Jereissati, Parsifal Barroso e Chico Monte, de Sobral, como as figuras centrais. Além deste, surge no Ceará, o PSP (Partido Social Progressivo) que tem em Olavo Oliveira e Raimundo Ivan, os seus principais nomes, tornando, por exemplo, a disputa pela presidência da Assembleia um importante evento. 

Quatro nomes da família Távora, tem grande participação na vida política do Ceará – Juarez Távora, Fernandes Távora, Belisário Távora e Joaquim Távora. O interventor Moreira da Rocha direciona três filhos para a cena política daqueles anos, Acrísio, Crisanto e Péricles Moreira da Rocha, que como prefeitos ou presidente da Assembleia permanecerão na política cearense por muitos anos. 

A partir dos anos 1980, Tasso Jereissati, filho de Carlos Jereissati do PTB, governará o Ceará por três mandatos. Então, uma mudança que acontece lá no exterior, tem reflexo no Brasil e tem reflexo no Ceará. Os militares que tiveram uma presença fundamental na república velha até a revolução de 30 e mais adiante, perdem em 1954 e retomam nos anos sessenta. Esses são alguns pontos importantes que podemos fazer estudando história para compreender e fazer as conexões entre economia e política, Brasil e o mundo, o Ceará e mundo.

De início, o estudo de história parece simples, pois, segundo concepções tradicionais, enraizadas no senso comum, “seria apenas organizar informações comprovadas sobre fatos verdadeiros, obtidas de fontes seguras e confiáveis, disponíveis em arquivos ou em publicações especializadas”.

Desse ponto de vista, o estudo de história apresenta-se como uma espécie de coleta de informações, sistematizadas e organizadas na forma de um relato. Esse tipo de estudo pode levar à satisfação de algumas curiosidades em relação ao passado. E isso, por si só, já seria um bom motivo para estudar história.

Conhecer a história, estudar e produzir demanda procedimentos mais complexos e elaborados, na medida em que se configura como resultado de um processo de construção.

Estudar história é mais do que buscar informações, é produzir o conhecimento, pois o conhecimento dos períodos mais remotos, bem como de muitos aspectos da vida cotidiana em qualquer época exige a análise dos produtos materiais que, mais ou menos preservados, testemunham a ação humana nos lugares e nas épocas.

 

Foto: Arquivo Nirez

Livro História do Ceará

Link do Edital



Postagem anterior


Deixe um comentário