A História dos jogos Olímpicos

historia jogosolímpicos livro olimpíadas tokio2021

  

As Olimpíadas têm em sua realização inúmeras curiosidades e fascínio. Para saber mais sobre os 33 esportes da competição, as regras, formatos, onde, quando e como surgiu, o Armazém da Cultura atualizou o livro História dos jogos Olímpicos, de Airton de Farias, lançado no Brasil.

Distribuído em onze fascinantes capítulos, desde os Jogos Olímpicos da Antiguidade, com a importância das práticas físicas para os gregos, passando pelo nascimento dos Jogos Olímpicos Modernos, Jogos de Guerra, Jogos e Ditadura e o showbiz olímpico, Jogos Rebeldes com seu Dragão olímpico (Pequim, 2008) até Rio de Janeiro, 2016. Autor de Uma História das Copas do Mundo, obra de igual valor, o historiador Airton de Farias presenteia o publico leitor com uma narrativa digna de “três medalhas de ouro”, como bem ressaltou o prefaciador do livro, Juca Kfouri. Com ilustração de Mario Sanders, a “maratona histórica aqui descrita não se confunde com a história da humanidade. É a própria história, da Grécia Antiga aos dias de hoje, de Atenas à Barra da Tijuca.”

Deixamos aqui um trecho da admirável e envolvente narrativa de Airton de farias e convidamos você leitor, a conhecer esta olímpica trajetória.

“‘Há várias versões sobre como surgiram os Jogos Olímpicos, origens essas, não raro, envolvidas na rica mitologia grega. Uma delas credita os Jogos a Hércules. No quinto de seus doze trabalhos, Hércules deveria limpar os estábulos de Augias, rei da cidade de Élis – os estábulos, onde viviam três mil bois, não eram limpos há 30 anos, exalando um odor tão insuportável que causava a infertilidade dos solos da região. O herói grego desviou um rio para limpar os estábulos, mas o rei não deu o trabalho como executado, pois a limpeza teria sido feita pelo rio, e não por Hércules. Furioso, Hércules vingou-se armando uma emboscada e matando os sobrinhos de Augias, dirigindo-se a seguir para conquistar Élis. Em agradecimento a Zeus pelo triunfo, realizou um ritual em Olímpia, dando origem, então aos Jogos...”

 

 

https://digitalizabrasil.com.br/e-books/historia-dos-jogos-olimpicos?utm_campaign=Newsletter%20Julho%202021&utm_medium=email&utm_source=Newsletter%20Julho%202021



Postagem anterior Postagem seguinte


Deixe um comentário